O então prefeito
de Catuti, Jose Barbosa (Zinga) e o Movimento Amigos do Trem Baiano tinham
conseguido preliminarmente colocar o trecho Janaúba/Bocaiúva na lista dos
prováveis a serem averiguados pela COPPE/UFRJ em estudo de viabilidade
contratado pelo BNDES. O trecho esta entre os 64 trechos estudados
anteriormente e cumpre com o principal critério exigido que seria um trecho de
até 200 km de extensão com baixa ou nenhuma ocupação em termos de trafego de
cargas, e servindo a pelo menos uma cidade com mais de cem mil habitantes, no
caso, Montes Claros. Com a saída de Zinga da prefeitura e arrefecimento do movimento
com acidente do presidente, e por não haver politico no Norte de Minas com
poder e interesse pelo Trem Baiano e pelo Trem do Sertão, aos poucos a região
foi sendo esquecida pelos órgãos e Brasília. O baque culminou com o afastamento
do Dr. Afonso Carneiro Filho da diretoria de Assuntos Institucionais do
Ministério dos Transportes. A diretoria foi extinta pelo ministro Paulo Sérgio
Passos para afastar um petista que não se deixou levar e se posicionou
contrario a onda de corrupção que assolou o ministério fazendo rolar cabeças,
todas do PR- Partido da República.
Os
estudos de viabilidade técnica dos Trens Regionais de Passageiros servira de
base para implantação de Trens pelo governo, municípios ou por empresas que se
disponibilizarem, com financiamento do BNDES, a circular com passageiros nos caminhos
de ferro.
Da lista
de 64 trechos em 19 estados brasileiros, com base nestas diretrizes, e diante
da grande diversidade de situações apresentadas, foram escolhidos nove trechos
para estudo – dois no Nordeste, quatro no Sudeste, um deles em São Paulo e três
na Região Sul. Dois ultrapassaram as fronteiras estaduais, ambos entre Minas
Gerais e São Paulo. Não foram selecionados, para detalhamento, trechos situados
em Regiões Metropolitanas que já dispusessem de transporte ferroviário de
massa.
Foram
escolhidas, para estudo de caso, as seguintes ligações (em ordem geográfica
norte-sul):
1) Fortaleza – Sobral, no Ceará (NE
– trecho 5);
2) Cabedelo – João Pessoa – Campina
Grande, na Paraíba (NE – trecho 11);
3) Vitória – Cachoeiro de
Itapemirim, no Espírito Santo (SE – trecho 1);
4) Itatiaia – Volta Redonda, no Vale
do rio Paraíba, Rio de Janeiro (SE – trecho 4);
5) Cruzeiro – Varginha, no sul de
Minas Gerais, alcançando o Vale do rio Paraíba, em São Paulo (SE – trecho 11);
6) Campinas – Poços de Caldas, entre
os estados de São Paulo e Minas Gerais (SP – trecho 6);
7) Maringá – Londrina, no Paraná (SE
– trecho 1);
8) Caxias do Sul – Bento Gonçalves,
na serra gaúcha (S – parte do trecho 7); e
9) Pelotas – Rio Grande, no extremo
sul do Rio Grande do Sul (S – trecho 12).
Não estando
na lista dos 64 trechos, surgindo depois, o Trem Brasília-Anápolis-Goiânia
passou a fazer parte da lista
REGIÃO
|
TRECHOS
|
· NORTE
· NORDESTE
· SUDESTE (Exceto SP)
- SÃO PAULO
· SUL
· CENTRO-OESTE
|
-
21
12
14
12
5
|
TOTAL
|
64
|
A
sobrecarga das rodovias e a busca por um transporte de menor custo e mais
limpo, colocam o transporte regional como uma alternativa segura e altamente
eficaz.
Em
diversas partes do mundo observa-se que o trem regional de passageiros é um
sistema de conexão territorial. Numerosos estudos internacionais comprovam a
importância das ligações regionais, onde cidades ou regiões de menor porte se
ligam a grandes centros urbanos. Enquanto isso, por falta de vontade politica,
a região se afasta desse modal de transporte.
OPORTUNIDADE DE RETORNO AO MOVIMENTO.
A
principal cidade do norte de Minas, Montes Claros, elegeu um prefeito que
utilizou em sua propaganda eleitoral no horário gratuito do rádio e televisão a
inclusão do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – na sua proposta de governo. E pela
primeira vez o Governo Federal elabora reunião pública em Brasília para
discutir Trens de Passageiros.
A Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes
promovem no próximo dia 21 de novembro de 2012, em Brasília, o Seminário sobre
trens de passageiros.
Neste
seminário – TRENS REGIONAIS – Uma Necessidade que se Impõe – pretende-se reunir
os governos federal, estadual e municipal; parlamentares, indústria, fundações
e associações ferroviárias; empresários, concessionários, centro de estudos
universitários, consultores, e demais atores do setor, para que lhes sejam
apresentadas as opções existente de trechos para trens regionais no país.
Essa
seria a oportunidade para os prefeitos eleitos nas cidade do trecho
Janaúba/Bocaiúva: Yuji Yamada, de Janaúba; César Emilio, de Capitão Enéas: Ruy
Muniz, de Montes Claros; Ricardo Veloso, reeleito em Bocaiúva, estarem
presentes ou mandarem representantes para, além de se atualizarem, mostrarem
que a população do norte de Minas querem se alinhar ao restante do mundo, onde
trens são soluções para transporte ecológico, rápido, seguro e barato.
A
Programação, inscrições e outras informações estão disponíveis em http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/18453.html
ANTT
Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT, Torre A, 5° Andar,
Sala 510 – CEP: 70.070-010 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3322-3158 / www.anptrilhos.org.br
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