sábado, 10 de novembro de 2012

FALTA DE APOIO POLITICO EXCLUI DA LISTA DO BNDES TREM DE PASSAGEIROS NO NORTE DE MINAS


O então prefeito de Catuti, Jose Barbosa (Zinga) e o Movimento Amigos do Trem Baiano tinham conseguido preliminarmente colocar o trecho Janaúba/Bocaiúva na lista dos prováveis a serem averiguados pela COPPE/UFRJ em estudo de viabilidade contratado pelo BNDES. O trecho esta entre os 64 trechos estudados anteriormente e cumpre com o principal critério exigido que seria um trecho de até 200 km de extensão com baixa ou nenhuma ocupação em termos de trafego de cargas, e servindo a pelo menos uma cidade com mais de cem mil habitantes, no caso, Montes Claros. Com a saída de Zinga da prefeitura e arrefecimento do movimento com acidente do presidente, e por não haver politico no Norte de Minas com poder e interesse pelo Trem Baiano e pelo Trem do Sertão, aos poucos a região foi sendo esquecida pelos órgãos e Brasília. O baque culminou com o afastamento do Dr. Afonso Carneiro Filho da diretoria de Assuntos Institucionais do Ministério dos Transportes. A diretoria foi extinta pelo ministro Paulo Sérgio Passos para afastar um petista que não se deixou levar e se posicionou contrario a onda de corrupção que assolou o ministério fazendo rolar cabeças, todas do PR- Partido da República.
Os estudos de viabilidade técnica dos Trens Regionais de Passageiros servira de base para implantação de Trens pelo governo, municípios ou por empresas que se disponibilizarem, com financiamento do BNDES, a circular com passageiros nos caminhos de ferro.
Da lista de 64 trechos em 19 estados brasileiros, com base nestas diretrizes, e diante da grande diversidade de situações apresentadas, foram escolhidos nove trechos para estudo – dois no Nordeste, quatro no Sudeste, um deles em São Paulo e três na Região Sul. Dois ultrapassaram as fronteiras estaduais, ambos entre Minas Gerais e São Paulo. Não foram selecionados, para detalhamento, trechos situados em Regiões Metropolitanas que já dispusessem de transporte ferroviário de massa.
Foram escolhidas, para estudo de caso, as seguintes ligações (em ordem geográfica norte-sul):
1)   Fortaleza – Sobral, no Ceará (NE – trecho 5);
2)   Cabedelo – João Pessoa – Campina Grande, na Paraíba (NE – trecho 11);
3)   Vitória – Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo (SE – trecho 1);
4)   Itatiaia – Volta Redonda, no Vale do rio Paraíba, Rio de Janeiro (SE – trecho 4);
5)   Cruzeiro – Varginha, no sul de Minas Gerais, alcançando o Vale do rio Paraíba, em São Paulo (SE – trecho 11);
6)   Campinas – Poços de Caldas, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais (SP – trecho 6);
7)   Maringá – Londrina, no Paraná (SE – trecho 1);
8)   Caxias do Sul – Bento Gonçalves, na serra gaúcha (S – parte do trecho 7); e
9)   Pelotas – Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul (S – trecho 12).
Não estando na lista dos 64 trechos, surgindo depois, o Trem Brasília-Anápolis-Goiânia passou a fazer parte da lista

REGIÃO
TRECHOS
·     NORTE
·     NORDESTE
·     SUDESTE (Exceto SP)
 - SÃO PAULO
·     SUL
·     CENTRO-OESTE
-
21
12
14
12
  5

TOTAL

64


A sobrecarga das rodovias e a busca por um transporte de menor custo e mais limpo, colocam o transporte regional como uma alternativa segura e altamente eficaz.
Em diversas partes do mundo observa-se que o trem regional de passageiros é um sistema de conexão territorial. Numerosos estudos internacionais comprovam a importância das ligações regionais, onde cidades ou regiões de menor porte se ligam a grandes centros urbanos. Enquanto isso, por falta de vontade politica, a região se afasta desse modal de transporte.
OPORTUNIDADE DE RETORNO AO MOVIMENTO.
A principal cidade do norte de Minas, Montes Claros, elegeu um prefeito que utilizou em sua propaganda eleitoral no horário gratuito do rádio e televisão a inclusão do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – na sua proposta de governo. E pela primeira vez o Governo Federal elabora reunião pública em Brasília para discutir Trens de Passageiros.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes promovem no próximo dia 21 de novembro de 2012, em Brasília, o Seminário sobre trens de passageiros.
Neste seminário – TRENS REGIONAIS – Uma Necessidade que se Impõe – pretende-se reunir os governos federal, estadual e municipal; parlamentares, indústria, fundações e associações ferroviárias; empresários, concessionários, centro de estudos universitários, consultores, e demais atores do setor, para que lhes sejam apresentadas as opções existente de trechos para trens regionais no país.
Essa seria a oportunidade para os prefeitos eleitos nas cidade do trecho Janaúba/Bocaiúva: Yuji Yamada, de Janaúba; César Emilio, de Capitão Enéas: Ruy Muniz, de Montes Claros; Ricardo Veloso, reeleito em Bocaiúva, estarem presentes ou mandarem representantes para, além de se atualizarem, mostrarem que a população do norte de Minas querem se alinhar ao restante do mundo, onde trens são soluções para transporte ecológico, rápido, seguro e barato.

A Programação, inscrições e outras informações estão disponíveis em  http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/18453.html

ANTT
Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco J, Ed. CNT, Torre A, 5° Andar, Sala 510 – CEP: 70.070-010 Brasília/DF
Tel/Fax: (61) 3322-3158 / www.anptrilhos.org.br

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