quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Governo de Minas capta recursos para investir no metrô de BH


Governo Federal autoriza e ALMG recebe projeto do governador para empréstimo na CEF de até R$ 750 mi para reforma e melhoria das linhas.
O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na Reunião Ordinária desta terça-feira (13/11/12), projeto do governador que viabiliza recursos para a expansão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Projeto de Lei (PL) 3.538/12 foi encaminhado por meio de mensagem e autoriza o Executivo a contratar operação de crédito na Caixa Econômica Federal até o valor de R$ 750 milhões.
Segundo a exposição de motivos, o empréstimo se situa no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades e destina-se a ações definidas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) relacionadas a infraestrutura e mobilidade urbana. Ainda de acordo com o PL, a iniciativa resgata uma dívida histórica do Governo Federal, de promover a modernização e ampliação do metrô da Capital mineira, que atingiu seu limite máximo de transporte: 220 mil passageiros por dia.
Ainda de acordo com a mensagem do governador, o empréstimo vai possibilitar ao Governo de Minas (acionista majoritário do metrô de Belo Horizonte, por meio da empresa Metrominas) dar início às obras previstas no Plano Diretor de Transporte sobre Trilhos para Belo Horizonte. O plano prevê as seguintes etapas: reforma e melhoria da linha existente, entre Eldorado e Vilarinho; construção das linhas 2, Barreiro-Calafate, e 3, Savassi-Lagoinha; e ainda, estudos para a criação de nova linha ou extensão da linha 1, no trecho Novo Eldorado-Betim

Nenhum comentário:

Postar um comentário