terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maba Ecoline produz 1º dormente de concreto no Brasil‏


A Maba Ecoline, joint-venture entre a paranaense Mariani Ecoline e a austríaca Maba Track, produziu seu primeiro dormente de concreto no Brasil. O modelo é para ferrovias de bitola métrica e tem capacidade para 32 toneladas por eixo. O dormente pesa 270 quilos e foi produzido em Ponta Grossa (PR). O modelo foi exposto durante a Feira Negócios nos Trilhos, na semana passada. A empresa também produzirá dormentes para bitola larga, com 370 quilos.
Segundo o diretor comercial da Maba Ecoline, Marcelo Malinowski, a produção será customizada para os clientes com fábricas móveis, que serão instaladas nos locais solicitados. Ele explica que a empresa pretende trazer para o Brasil a tecnologia austríaca de Aparelhos de Mudança de Via (AMV) de concreto.
“O Brasil é enorme. Então, para grandes projetos, com muitos quilômetros entre eles [fábrica e construção], não faz sentido para nós ter uma fábrica fixa para produzir se podemos nos mover com o projeto”, explica o diretor técnico da Maba Ecoline, Michael Edl.
A Maba Track e a Mariani Ecoline se uniram para ampliar a participação no mercado brasileiro de dormentes. A Maba Track possui mais de 20 anos de experiência na produção de dormentes de concreto e está trazendo a expertise para a sócia brasileira, que atua há 11 anos na produção de dormentes de madeira. A fábrica da Mariani Ecoline tem capacidade para produzir 1,2 milhão de dormentes por ano, número semelhante à produção anual da Maba Track que atinge 1 milhão de dormentes de concretos.
“Estamos muito felizes por termos encontrado no Brasil a empresa Mariani Ecoline, que é experiente na produção de dormentes e também no mercado brasileiro. Por isso, estamos certos de que esta joint-venture será um sucesso no futuro”, destaca o diretor da Maba Track, Franz Buschmuller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário