terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Acidente da Serra do Mar foi provocado por composição da ALL


Freio foi aplicado tardiamente

Tem da ALL se choca com trem da MRS
A ALL instaurou uma sindicância para apurar as causas do acidente que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (07/01) com um trem que descia a Serra do Mar, rumo ao porto de Santos.  Serão analisadas as informações dos computadores de bordo das locomotivas.
Segundo a empresa, o trem que transportava açúcar e grãos colidiu com a cauda de outro trem de carga que aguardava a entrada no pátio ferroviário, no km 100 da ferrovia, na Serra do Mar. O outro trem era da MRS Logística e estava parado.  Com a batida, dezoito vagões e duas locomotivas descarrilaram. As locomotivas são AC 44i da Rumo e uma Dash-9 da ALL, que pegou fogo. O incêndio foi controlado e ninguém ficou ferido.
A Revista Ferroviária apurou que o acidente ocorreu após o trem da ALL não ter aplicado o freio a tempo, batendo na traseira do trem da MRS. Segundo a MRS, os dois últimos vagões foram danificados. Eles foram desacoplados para que o restante da composição seguisse viagem.
Uma das locomotivas envolvidas no acidente pertence a Rumo Logística, que tem parceria com a ALL no transporte de açúcar entre o interior de São Paulo e o porto de Santos. A assessoria de imprensa da Rumo informou que a ALL é quem está conduzindo a questão e que a empresa não vai se pronunciar. 
Os trabalhos de remoção da carga e dos vagões estão sendo conduzidos por técnicos e engenheiros ambientais da ALL, acompanhados pela Cetesb.  Foram instaladas barreiras de contenção preventivas em um córrego da região.  A previsão é que a via seja liberada ainda nesta terça-feira (08/01)

Nenhum comentário:

Postar um comentário