Trem de cargas da FCA, em Montes Claros |
Com inicio de obras
previstas para 2015, sendo essa previsão dos últimos trens em bitola estreita a
circular pelo Norte de Minas.
Devolução de
concessões de ligações ferroviárias pertencentes à FCA-Ferrovia
Centro-Atlântica, autorizada pela Resolução 4131 da ANTT-Agência Nacional de
Transportes Terrestres, foi o primeiro passo para construção da nova ferrovia
que ligará Belo Horizonte a Salvador. Nessa Resolução o órgão autoriza a FCA a
retirar todo material metálico, trilhos e pontes, da atual ferrovia. Edital
sairá em Fevereiro, com licitação prevista para agosto de 2014. A obra será
iniciada em janeiro de 2015 e deverá ser concluída dentro 44 meses.
Segundo o
engenheiro André Luis Oliveira, gerente de projetos de transportes ferroviários
de cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), informou
durante audiência pública em Montes Claros na sexta feira (26), os municípios
que deverão escolher o que fazer com o terreno onde a infraestrutura será
retirada.
De acordo com o
órgão, que é vinculado ao Ministério dos Transportes, apesar do cancelamento, a
prestação do serviço não poderá ser interrompida unilateralmente. “A
concessionária não tem permissão para paralisar a prestação de serviço de
transporte sem a ciência e concordância dos usuários dependentes do transporte
ferroviário nos trechos envolvidos”.
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