Materiais
importados da Bélgica, que compõem o sistema de instalação dos trilhos da via
permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), começaram a chegar a Mato
Grosso. Os pórticos de posicionamento dos trilhos, borrachas de envelopamento e
películas de isolamento energético são os primeiros equipamentos levados pelo
consórcio responsável pela obra até a capital mato-grossense.
Cerca de 25% do
total desses equipamentos já desembarcaram no Brasil pelo porto de Paranaguá
(PR). A estimativa da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) é que serão
necessárias 125 viagens de caminhão entre o porto e a área de descarregamento e
armazenagem em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A construção da
via permanente é responsabilidade do Consórcio Construtor, formado pela CR
Almeida e Santa Bárbara, além de mais três empresas, as projetistas Astep e
Magna e a CAF Brasil, fornecedora dos trens e da sinalização férrea.
Trilhos e
trajeto
A Secopa
informou que serão utilizados dois tipos de trilhos no VLT Cuiabá-Várzea
Grande: os grooved, produzidos na Polônia, e os vignole, fabricados na Espanha.
Esses últimos totalizam 10 km e serão instalados no Centro de Manutenção e
pátio de estacionamento do VLT. Já os grooved serão implementados nos 22 km do
trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos, demandando a aquisição de cerca de 90
km. A chegada está prevista para outubro.
Orçado em R$ 1,4
bilhão, o VLT mato-grossense deverá ser finalizado em março de 2014. Com dois
eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro
central (com oito metros de largura) das avenidas João Ponce de Arruda e FEB,
em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Historiador
Rubens de Mendonça (CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em
Cuiabá.
Serão três
terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a
600 metros entre um ponto e outro. A linha 1, do Aeroporto ao CPA, terá 15 km
de extensão, e a linha 2, do Centro ao Coxipó, terá 7 km.
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