Nesse período o governo
decidirá qual o melhor meio de transporte. Os interessados devem
entregar os estudos, com especificações do melhor traçado, tecnologia,
entre outros, em até 45 dias. Em seguida, o projeto será analisado e um
projeto executivo, com base no modal escolhido, será feito. Somente
depois disso é que será aberta licitação para uma Parceria
Público-Privada (PPP). “Eu espero que, até dezembro, possamos avançar,
naturalmente sem prejuízo da qualidade do que deve ser colhido como
sugestão para aprimorar o projeto e da sua concepção do ponto de vista
técnico e de engenharia”, afirmou o governador Alberto Pinto Coelho
(PP).
A exigência é que o
projeto seja de um transporte sobre trilhos, que possua capacidade de
transporte média/alta, ou seja, que possa levar mais pessoas do que
outros tipos de modais. Ele deverá ser integrado com o sistema rápido
por ônibus da capital, o BRT/Move, e o metrô.
As principais apostas do
governo são o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de trem
elétrico de superfície em implantação na capital carioca, ou o monorail,
mais conhecido como monotrilho, sistema de trem elevado como está sendo
construído em São Paulo. O investimento será detalhado no PMI, mas gira
em torno de US$ 1 bilhão.
Para o governador, a
ligação entre o novo modal e os outros meios de transporte é importante.
“O traçado, tudo isso tem que ser pensado meticulosamente e,
naturalmente, temos que desenvolver uma modelagem que leve em
consideração a equação econômica do projeto, o volume de investimentos e
seja atrativo para os investidores. Mas, a exemplo de outras
iniciativas de Parcerias Público Privadas no Estado, essa será mais uma
iniciativa exitosa e importante, certamente aí considerando a
interligação com outros modais, pensando no BRT, no metrô”, destacou.
(Com informações de Flavia Ayer e João Henrique do Vale)
Fonte: Estado de Minas
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