Foi definida, na tarde desta quinta-feira, a diretriz básica que
será empregada no transporte Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que
ligará o hipercentro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, na
Região Metropolitana da capital. As sugestões haviam sido apresentadas
pelas empresas que participam do Procedimento de Manifestação de
Interesse (PMI) e foram avaliadas pelo Governo do Estado em conjunto com
a Prefeitura de BH.
Segundo o governador Alberto Pinto Coelho, o desenvolvimento do
projeto contribui para a melhoria da mobilidade urbana na Grande BH. “O
transporte leve sobre trilhos será integrado ao Move, às linhas de
ônibus convencionais existentes na região e ao próprio metrô, observando
os projetos de sua expansão. Ganha o cidadão em qualidade de vida, e
ganha o estado em desenvolvimento e modernidade”, enfatizou o chefe de
estado.
Traçado
De acordo com o governo do Estado, a rota proposta tem como ponto de
partida o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip). Em
seguida, o trajeto passa pela Via Expressa Leste-Oeste, sentido Bairro
Carlos Prates. Pelo Bairro Padre Eustáquio, o traçado alcança a Avenida
Pedro II e continua até o cruzamento com o Anel Rodoviário, passando
pela Avenida Tancredo Neves e chegando próximo à orla da Lagoa da
Pampulha.
O trajeto continua por um vale até o Bairro Pio XII e depois segue
acompanhando leito de córregos até a Avenida Vilarinho, na altura da
Avenida Baleares, onde transpõe o relevo e chega ao Bairro Morro Alto,
próximo à Cidade Administrativa, através da Alameda José Maria Alkimin.
Já no final do trecho, haverá duas opções: seguir para o Aeroporto de
Confins, acompanhando a rodovia MG 010 ou ir em direção ao Aeroporto da
Pampulha, passando pela Estação Vilarinho e pelo Bairro Planalto.
PMI
Conforme informações do governo, a primeira etapa do PMI buscou
definir, através de estudos de alternativas, o trajeto mais viável e a
definição da tecnologia a ser utilizada. Nesta etapa, quatro grupo de
empresas apresentaram propostas.
O sistema deverá atender as seguintes demandas:
O sistema deverá atender as seguintes demandas:
- ser preferencialmente em nível com as vias existentes, reduzindo-se os custos de implantação;
- ser segregado do sistema de transporte atual, com vias exclusivas, para garantir maior velocidade, frequência e pontualidade
- ser conectado, a partir do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, sem necessidade de baldeação.
- ser segregado do sistema de transporte atual, com vias exclusivas, para garantir maior velocidade, frequência e pontualidade
- ser conectado, a partir do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, sem necessidade de baldeação.
As empresas interessadas em continuar participando do PMI deverão
apresentar estudos complementares de demanda, de engenharia e
infraestrutura, de impacto, social e ambiental, além de modelo
econômico-financeiro e plano de negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário