quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Deputado federal acusado na ¨operação Lava Jato¨ perde politica e projeto de trem turistico sai dos trilhos.

Trem Cultural que percorria a Bahia nos festejos juninos perde idealizador e ¨sai dos trilhos¨.
Realizado de 2011 a 2014, o Trem Cultural 'Transbaião' percorria durante os festejos juninos quase 300 km de ferrovias baianas, passando por cerca de 13 municípios do interior Bahia durante oito dias não tem previsão de ter edição 2015. Idealizado e executado pelo ex deputado federal Luiz Argôlo, que é alvo de processo no Conselho de Ética da Câmara e que escapou da cassação mas não obteve sucesso nas urnas, mesmo obtendo 63.649 Votos. Punido pelos eleitores Argôlo é acusado de receber dinheiro e favores do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato e apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público como chefe de um esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos da Petrobras.
Entenda o Projeto – Diversas cidades brasileiras já aproveitam suas linhas férreas para fazerem passeios turístico- culturais. A Bahia então fez uso de suas linhas de trem para a promoção da cultura e do turismo. O Transbaião foi um trabalho integrado entre o gabinete do então deputado, empresas, governo do estado da Bahia e as administrações municipais.
Para conseguir viabilizar as viagens o deputado fez parceria com a Vale para cessão de um trem com três carros de passageiros. Esse comboio utilizava de material rodante reservado ao trem de passageiros que sai de Belo Horizonte á Vitória no Espirito Santo, e vice-versa. O Transbaião era ¨envelopado¨, ou seja, tinha sua parte exterior adesivada com o nome do projeto e logomarca dos patrocinadores. O interior recebia bandeirolas típicas dos festejos e em cada carro um sanfoneiro, um bumbo e triangulo animavam os convidados com forros e musicas afins. Com chapéus de palha os integrantes desse trem do forró eram convidados a conhecerem cada cidade e sua comida a cada parada. No dia seguinte outros convidados faziam outro trecho, e o retorno para a estação onde pegaram o trem era feito por ônibus do projeto. Imprensa e autoridades locais dividiam espaço com convidados de cada cidade.
O Trem de Turismo comemorativo contou em suas edições com apoio de empresas patrocinadoras como a Vale e Ferrovia Centro-Atlântica-FCA que cedia o comboio e alguns funcionários, e de parceiras e apoiadoras como Petrobras, Copener, Instituto Brasileiro  de Defesa da Natureza- IBDN, Banco do Brasil, Sesi/Senai, Sebrae , Perini, Moinho Dias Blanco e outros.
O projeto teve como objetivo valorizar a cultura, gastronomia, promover ações de preservação do meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios que receberam o 'Transbaião'.
De acordo com o texto oficial, o projeto foi uma tentativa de sensibilizar os dirigentes do Estado quanto a necessidade de se realizar estudos para viabilizar a concretização da retomada do transporte ferroviário de passageiros.
Para a secretaria de Turismo do Estado da Bahia a festa junina é uma atividade econômica importantíssima, maior que o Carnaval, e por resolveram transformar o São João em um produto turístico.
Ações Sociais
Além da programação cultural dentro do trem e nas estações onde aconteceram as paradas programadas, o projeto realizou feiras de saúde e da Agricultura Familiar, palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente, atividades educativas, biblioteca itinerante e Cinema na praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário