05/03/2013 - Folha de S.Paulo
O governo federal está pressionando as
siderúrgicas brasileiras a retomar a produção de trilhos no país. O principal
alvo tem sido o Grupo Gerdau, que admite estudos sobre o assunto.
O país não produz trilhos desde 1996,
quando a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) paralisou a linha em Volta
Redonda (RJ) por falta de demanda --ainda hoje, o maior temor do setor.
Queremos atrair investimentos para
incorporar novamente esse produto [o trilho] à indústria nacional, diz em nota
a secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC (Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Heloisa Menezes.
O Brasil importa 100% dos trilhos, ao mesmo
tempo em que é um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro, a
matéria prima para os trilhos. O assunto está na pauta do Conselho de
Competitividade de Metalurgia, parte do Plano Brasil Maior, política industrial
de Dilma.
Demanda
O Planalto sustenta que o pacote
ferroviário, lançado em 2012, assegura um mercado para as siderúrgicas. As
novas concessões terão de construir 10 mil quilômetros de ferrovias com
investimento de R$ 91 bilhões.
Além das novas estradas de ferro, o governo
vai exigir dos atuais operadores a reativação de trechos sob concessão, mas não
explorados. Boa parte está sucateada.
A Abifer (Associação Brasileira da
Indústria Ferroviária) diz que o pacote de concessões vai criar demanda para
1,2 milhão de toneladas de trilhos nos próximos anos.
O setor siderúrgico estima que encomendas
anuais de 400 mil a 500 mil toneladas de trilhos sejam suficientes para a
retomada da produção. Fonte do setor diz que as siderúrgicas ainda têm dúvidas
sobre tal mercado.
A importação atual, indicativo da demanda,
tem sido menor do que isso. Dados do MDIC mostram que o país importou 157,2 mil
toneladas, em 2011 e 178,5 mil toneladas, em 2012.
Estudo
A Folha apurou que a Gerdau tem condições,
num prazo inferior a um ano, de adaptar o laminador para a produção de trilho
na Açominas.
Em nota, a siderúrgica diz que está
estudando o assunto. A Gerdau esclarece que a possibilidade de produzir trilhos
no Brasil continua em estudos e até o momento não há nenhuma definição, diz.
A estatal Valec tem enfrentado problemas
para a aquisição de trilhos. A empresa está construindo trechos da ferrovia
Norte-Sul e da ferrovia de Interligação Oeste-Leste. A estatal tenta comprar
neste momento 240 mil toneladas de trilho.
A licitação foi paralisada depois que o TCU
(Tribunal de Contas da União) suspendeu o edital de compra de um dos lotes. A
Valec negociava a compra de 95.436 toneladas de trilho para o trecho entre Ouro
Verde (GO) e Estrela D'Oeste (SP) e 147.057 toneladas para o trecho entre
Ilhéus (BA) e Barreiras (BA).
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