Um ano após a entrada do VLT em operação,
fazendo inicialmente a linha Maceió-Satuba e depois Maceió-Rio Largo, a
população vive agora a expectativa de ver implantado o ramal Estação
Central/Maceió Shopping, em Mangabeiras. Essa segunda etapa do projeto está
orçada em R$ 80 milhões e tem uma extensão de aproximadamente 4km.
O superintendente da CBTU, em Alagoas,
Marcelo Aguiar, disse ao Primeira Edição que o VLT vai dar continuidade pela
Buarque de Macedo até o Jaraguá, nesse primeiro momento. Nas proximidades do
riacho Salgadinho vai ter um ramal que segue pelo riacho do Sapo e por uma rua
por trás da Avenida Dona Constança. “Por trás da Dona Constança tem um rua que
está com pouco movimento e nós vamos passar o VLT por lá”.
Marcelo explicou que, até o momento, a CBTU
tem apenas o traçado e o projeto ainda será desenvolvido. “Nesse projeto é que
vai ser definido por onde seguirá o trilho, qual o tipo de equipamento que vai
ser utilizado. O que temos hoje é apenas um traçado, um projeto básico”,
frisou.
A expectativa da CBTU é construir mais
quatro estações, uma em Jaraguá e mais três até o Maceió Shopping (antigo
Iguatemi), sendo uma no Salgadinho, que é integração, outra ramal no riacho do
Sapo e a terceira no Maceió Shopping.
Os recursos para a construção desse trecho
estão sendo negociados com o governo federal, mas, conforme o superintendente,
serão incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Tivemos uma
reunião em Brasília com o secretário do PAC na busca desses recursos, e muito
provavelmente vamos conseguir”.
Segundo previsão da CBTU, ainda este ano o
projeto deve ser licitado para que no próximo ano as obras sejam iniciadas. “A
nossa intenção é neste ano de 2013 levar o VLT até Jaraguá e retomar esse ramal
com uma estação lá”.
As obras da Estação Mercado (de onde foi
retirada a Feira do Passarinho) serão iniciadas este ano já que o projeto entra
em licitação ainda neste primeiro semestre. “No segundo semestre de 2013,
provavelmente, a gente deve iniciar as obras da Estação Mercado, ali no Mercado
do Artesanato”. Em paralelo vem acontecendo a recuperação de toda a malha
viária.
Atualmente o percurso Maceió/Lourenço de Albuquerque transporta 10 mil passageiros/dia e com a ampliação até o shopping o número de passageiros deve ir para 45 mil. “Serão adquiridos mais VLT’s. Hoje temos oito em circulação e com a ampliação do percurso passaremos a contar com 10 veículos”.
Atualmente o percurso Maceió/Lourenço de Albuquerque transporta 10 mil passageiros/dia e com a ampliação até o shopping o número de passageiros deve ir para 45 mil. “Serão adquiridos mais VLT’s. Hoje temos oito em circulação e com a ampliação do percurso passaremos a contar com 10 veículos”.
Passagem a 50 centavos permanecerá.
Aguiar revela que hoje existe uma demanda
reprimida de passageiros porque o VLT não chega até o bairro de Mangabeiras,
onde há uma concentração grande de trabalhadores na cidade.
Quanto ao valor da tarifa, ele adianta que esta é uma decisão da administração central da Companhia, sediada no Rio de Janeiro. “Não temos autorização para aumentar a tarifa, o valor deve continuar sendo de R$ 0,50 cobrado atualmente”.
Quanto ao valor da tarifa, ele adianta que esta é uma decisão da administração central da Companhia, sediada no Rio de Janeiro. “Não temos autorização para aumentar a tarifa, o valor deve continuar sendo de R$ 0,50 cobrado atualmente”.
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