26/04/2013 - Jornal Agora
Para o deputado federal Fernando Marroni, a
divulgação do resultado positivo do estudo de viabilidade técnica de
implantação de um trem regional de passageiros entre Caxias do Sul e Bento
Gonçalves aumenta a expectativa com relação a aprovação da instalação de um
trem regional interligando Capão do Leão, Pelotas, Rio Grande/Cassino, na Zona
Sul do Estado.
Orçado em R$ 156,1 milhões, o projeto do Trem da Serra foi considerado viável pelo estudo elaborado pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC), mesma instituição responsável por apurar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do trem regional do sul.
Orçado em R$ 156,1 milhões, o projeto do Trem da Serra foi considerado viável pelo estudo elaborado pelo Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC), mesma instituição responsável por apurar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do trem regional do sul.
“Ao considerar viável o trem regional
da Serra, o ministério dos Transportes abre uma porta importante para a
aprovação da implantação do trem também no trecho Capão do Leão, Pelotas e Rio
Grande/Cassino, pois é muito grande a demanda de pessoas que circula
diariamente por estes municípios. Estamos otimistas com relação à aprovação do
projeto e, a expectativa é de que até o final deste ano já se possa ver aberto
o processo de concessão do serviço”, comenta Marroni (PT-RS), que é também
coordenador do Comitê em Defesa do Trem Regional, que reúne lideranças dos três
municípios envolvidos.
Conforme informações obtidas por Marroni
junto ao Labtrans, o resultado do estudo de viabilidade técnica será entregue
ao ministro dos Transportes, César Borges, no dia 23 de maio.
O Trem
da Serra
O trecho entre Caxias do Sul e Bento
Gonçalves totalizará 65 quilômetros e inclui paradas em Farroupilha, Carlos
Barbosa e Garibaldi. O projeto prevê a utilização de veículos leves sobre
trilhos (VLT) com capacidade para atingir até 120 km/h. A ideia é aproveitar os
trechos das antigas ferrovias de cargas e fazer as devidas adequações. O
projeto deverá ser viabilizado através de Parceria Público Privada (PPP) ou por
meio de concessão à iniciativa privada por período determinado. O projeto
executivo deve ser contratado ainda em 2013.
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