26/04/2013 -
Ministério dos Transportes
O ministro dos
Transportes, César Borges, firmou na manhã desta sexta-feira (26/04) o
compromisso do Ministério e da Valec de entregar o primeiro trecho das obras da
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) até o final de 2014. A afirmação foi
feita durante o Seminário “Ferrovia Oeste-Leste: a Bahia quer, o Brasil
precisa”, ocorrido em Barreiras, no oeste da Bahia. Sobre a paralisação da
construção, o ministro esclareceu que “seria muito bom se a Fiol já estivesse
pronta, mas ela enfrentou obstáculos, como qualquer obra de engenharia civil,
na sua execução”.
César Borges
explicou que foi necessário rever todo o projeto básico, desenvolver o projeto
executivo e atender às exigências do TCU e do Ibama para, então, dar
continuidade à obra. “Muitas delas já foram atendidas, e o compromisso do
Ministério e da Valec é que o primeiro trecho de quatro lotes, de Ilhéus até
Caetité (BA), será entregue até o final de 2014”, afirmou ele, ao se referir ao
trecho inicial da obra, de 537 quilômetros. O ministro aproveitou a visita ao
estado para vistoriar o andamento das obras, em Jequié (BA).
Incluída entre
as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fiol terá
1.527 quilômetros de extensão, ao custo estimado de R$ 7,25 bilhões. Quando
concluído, o eixo ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, na Bahia, a
Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que
otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus, e ainda abrirá nova alternativa
de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul
(FNS) e Estrada de Ferro Carajás. O trecho irá atravessar 49 municípios
baianos.
A Ferrovia de
Integração Oeste Leste deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da
região Oeste do estado da Bahia, com previsão de produzir 6,7 milhões de
toneladas de insumos diversos em 2015. Os setores mais diretamente beneficiados
serão os de mineração e produção de grãos, que passarão a contar com uma
estrutura de transporte eficiente, mais rápida e de custo mais barato. Além de
promover o desenvolvimento dos estados da Bahia e Tocantins, a Fiol, junto com
a Ferrovia Norte-Sul, induzirá o desenvolvimento de todo o país.
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