Agência O Vale
O Ipplan
(Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), de São José dos Campos,
apresenta no domingo passado projeto para a implantação do metrô de superfície,
o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em São José.
A proposta já
está em análise para financiamento no Ministério das Cidades, no PAC (Programa
de Aceleração do Crescimento) de Mobilidade de Médias Cidades.
Ao custo
estimado de cerca de R$ 1 bilhão, o VLT foi concebido para complementar o atual
sistema de transporte coletivo da cidade, operado por ônibus.
Os detalhes do
projeto, mantido em sigilo até no último domingo, foi divulgado pelo Ipplan. Com
aproximadamente 22 quilômetros de extensão, o metrô irá ligar as regiões sul,
centro e leste.
A proposta é que
o sistema seja implantado nos corredores viários existentes, tendo como eixo
principal as avenidas do anel viário.
No trecho
sul/centro, por exemplo, o trajeto possível do VLT será pelo canteiro central
da avenida Andrômeda, com transposição da Via Dutra e segue pelas avenidas
Jorge Zarur, Florestan Fernandes, Teotônio Vilela até a Sebastião Gualberto,
onde contorna e segue pelas avenidas São José, Madre Tereza e São João até a
Jorge Zarur e Eduardo Cury.
No sentido
centro/leste, a proposta é que os trilhos do VLT sejam implantados no terreno
vazio entre as torres de energia de alta tensão, conhecidas como ‘linhão’.
Nesse ramal, a
parada final seria nas proximidades do Parque Tecnológico.
O novo sistema é
similar aos existentes em países europeus como França, Alemanha e Bélgica e
também não terá alimentação aérea, a exemplo dos metrôs brasileiros.
Capacidade
Os estudos do
Ipplan apontam que o VLT poderá transportar em média 6.000 passageiros/hora em
cada sentido. As estações seriam implantadas a cada 500 metros.
De acordo com o
secretário municipal de Transportes, Anderson Farias Ferreira, 60% da demanda
de usuários está concentrada no trecho sul/centro.
O prefeito
Eduardo Cury (PSDB) comentou que o projeto pode ser implantado em três anos
após a liberação de financiamento para o projeto.
“É um modelo
simples de ser implantado. Esperamos que o novo governo dê continuidade ao
projeto”, disse.
A proposta
elaborada pelo Ipplan prevê que, caso seja viabilizado, o VLT terá a mesma
tarifa do sistema atual do transporte de massa. Atualmente, a tarifa de ônibus
é de R$ 2,80.
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