10/01/2013 - Hoje em Dia
O estudo de viabilidade para implantação do
ramal do Trem de Alta Velocidade (TAV Brasil) - também chamado de “trem bala” -
em Belo Horizonte será realizado ainda em 2013. O levantamento mostrará se o
trem fará a ligação de Belo Horizonte a Campinas (SP) ou da capital mineira a
Volta Redonda (RJ). Em Curitiba, será realizado estudo similar.
As informações são do presidente da Empresa
de Planejamento e Logística S.A. (EPL), Bernardo Figueiredo, que participou de
reunião com o Conselho Consultivo da EPL ontem, na sede da Sociedade Mineira de
Engenheiros (SME), em Belo Horizonte.
O investimento padrão internacional para
esse tipo de empreendimento gira em torno de R$ 50 milhões por quilômetro
instalado. Sem considerar Belo Horizonte, o TAV Brasil irá percorrer 510
quilômetros ligando o Rio de Janeiro a Campinas. A expectativa é a de que o
projeto demande cerca de R$ 30 bilhões.
O montante é bastante superior ao estimado
para as três linhas do Metrô de Belo Horizonte, que totalizam 16,7 quilômetros,
com custo de R$ 3,05 bilhões, que estão empacadas há anos.
O traçado de referência (trajeto esperado)
do TAV Brasil já está confirmado entre o Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio de
Janeiro, a expectativa é a de que o trem tenha estações em Barão de Mauá, no
Galeão, e em Barra Mansa/Volta Redonda. Em São Paulo, haverá paradas em
Aparecida, São José dos Campos, Guarulhos, Campo de Marte, Viracopos e
Campinas. A estimativa é a de que este trecho do projeto fique pronto até 2020.
Composição
O TAV Brasil será um meio de transporte
capaz de competir com avião em conforto, velocidade e preço, afirma o
presidente da EPL. Além disso, atenderá a cidades onde não há aeroportos.
Segundo tabela divulgada pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres
(ANTT) e contida no edital, os preços a serem cobrados são inferiores à média
paga pelo consumidor para viajar de avião.
Os valores serão diferenciados de acordo
com o horário da viagem (horário de pico ou não) e com o conforto escolhido
pelo consumidor (poltrona executiva ou econômica). Do Rio de Janeiro para São
Paulo em horário de pico, por exemplo, a passagem no trem-bala custará R$ 200
no assento econômico e R$ 325 no executivo. De avião, a viagem sai por cerca de
R$ 400 nas horas mais movimentadas e R$ 180 nas de menor demanda.
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