segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ferrovia entre BH e Bahia pode custar até R$ 12 bilhões


Começa amanhã (23) a fase de audiências públicas do projeto da ferrovia que vai ligar Belo Horizonte a Candeias, na região metropolitana de Salvador (BA), que pode consumir investimentos de R$ 10,66 bilhões a R$ 12,158 bilhões, segundo projeto de engenharia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O custo, baseado em estudos preliminares, varia de acordo com o traçado.
Segundo a agência, a reunião participativa vai acontecer em Feira de Santana (BA), às 14h. O objetivo do encontro é permitir que a sociedade local possa contribuir com o projeto, que será concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística, do governo federal.
Em entrevista à TV NBR, o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Jean Mafra dos Reis, disse que a intenção é que a licitação seja concluída até o final deste ano e que o contrato possa ser assinado ainda no primeiro semestre de 2014.
Ele explicou que a fase de audiências públicas é importante para que seja definido o traçado.
Ontem, às 18h, a agência encerrou o prazo para sugestões online e por escrito, chamada de fase de tomada de subsídio.
O superintendente ressaltou que a ferrovia, que irá ligar o Nordeste ao Sudeste do país, irá beneficiar o transporte de cargas de vários setores, com destaque para petróleo e derivados, minério de ferro, contêineres e, eventualmente, grãos.
Nova ferrovia dá esperança para antigo projeto.
A futura ferrovia Minas-Bahia poderá se encontrar com trecho da sonhada ferrovia no Norte de Minas, conforme a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Para isso, está sendo desenvolvido pelo consórcio DB Internacional GmbH estudos de viabilidade econômica e o desenvolvimento de uma nova logística de infraestrutura ferroviária, que devem ser concluídos ainda neste ano.
O principal objetivo é ampliar o escoamento de produtos daquela região, incluindo minério de ferro e outras commodities produzidas em Minas. Conforme a secretaria, até o momento, o estudo sugere a construção de um trecho ferroviário no Norte de Minas para ser conectado à linha do centro, mas as definições ainda dependem da conclusão do projeto. Não há previsão de custos e de investimentos.

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