Começa amanhã (23) a fase de audiências
públicas do projeto da ferrovia que vai ligar Belo Horizonte a Candeias, na
região metropolitana de Salvador (BA), que pode consumir investimentos de R$
10,66 bilhões a R$ 12,158 bilhões, segundo projeto de engenharia da Agência
Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O custo, baseado em estudos
preliminares, varia de acordo com o traçado.
Segundo a agência, a reunião participativa
vai acontecer em Feira de Santana (BA), às 14h. O objetivo do encontro é
permitir que a sociedade local possa contribuir com o projeto, que será
concedido à iniciativa privada pelo Programa de Investimento em Logística, do
governo federal.
Em entrevista à TV NBR, o superintendente
de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Jean
Mafra dos Reis, disse que a intenção é que a licitação seja concluída até o
final deste ano e que o contrato possa ser assinado ainda no primeiro semestre
de 2014.
Ele explicou que a fase de audiências
públicas é importante para que seja definido o traçado.
Ontem, às 18h, a agência encerrou o prazo
para sugestões online e por escrito, chamada de fase de tomada de subsídio.
O superintendente ressaltou que a ferrovia,
que irá ligar o Nordeste ao Sudeste do país, irá beneficiar o transporte de
cargas de vários setores, com destaque para petróleo e derivados, minério de
ferro, contêineres e, eventualmente, grãos.
Nova ferrovia dá esperança para antigo
projeto.
A futura ferrovia Minas-Bahia poderá se
encontrar com trecho da sonhada ferrovia no Norte de Minas, conforme a
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Para isso, está sendo
desenvolvido pelo consórcio DB Internacional GmbH estudos de viabilidade
econômica e o desenvolvimento de uma nova logística de infraestrutura
ferroviária, que devem ser concluídos ainda neste ano.
O principal objetivo é ampliar o escoamento
de produtos daquela região, incluindo minério de ferro e outras commodities
produzidas em Minas. Conforme a secretaria, até o momento, o estudo sugere a
construção de um trecho ferroviário no Norte de Minas para ser conectado à
linha do centro, mas as definições ainda dependem da conclusão do projeto. Não
há previsão de custos e de investimentos.
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