Funcionários temem demissão após publicação
de resolução da ANTT.
A resolução 4131 da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) foi publicada no D.O.U no dia 04 de julho e no dia 11 do mesmo mês os funcionários da empresa
Ferrovia Centro-Atlantica, em Alagoinhas, cidade localizada a 108 km de
Salvador, em ação de protesto, pararam por mais de duas horas os trabalhos na
Oficina Arlindo Luz, área de manutenção de vagões.
O motivo da manifestação, organizada pelo
Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe (SINDIFERRO)
foi em represália ao fechamento das
linhas férreas que foi autorizado pela ANTT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes.
A determinação deve provocar uma demissão
em massa de cerca de 1.500 trabalhadores, contabilizando os diretos e os terceirizados
segundo Paulino Moura, Coordenador Geral do sindicato baiano.
A empresa FCA, que é controlada pela
mineradora VALE, tem contrato assinado para operar nos trechos até 2026, mas foi
autorizada a desativar e devolver ao poder público 13 trechos ferroviários que
explora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os sindicatos ferroviários atingidos
deveriam, mas nem todos estão efetivamente, promover de forma imediata ações no
campo político, jurídico e técnico no sentido de preservar os postos de
trabalho, considerando, que, na resolução, a ANTT, em nenhum momento, faz
referência aos trabalhadores.
Sabe se, por informações de bastidores, que
a VALE fez entendimentos com o governo federal de não fazer dispensas desses
funcionários até as eleições do ano que vem, e a probabilidade de dispensa em
massa após as urnas são imensas, mas negadas pela FCA.
Após o anuncio da Resolução 4131 da ANTT a
FCA fez reunião com o diretor regional em Montes Claros do Sindicato do0s
Ferroviários de Belo Horizonte e Região, que funciona anexo a empresa com
frente para a Avenida Melo Viana, centro, onde afirmaram para sindicalistas que
as despensas serão mínimas e somente depois que a empresa parar om transporte
de cargas, e prometeu que em caso de ganhar concessão para atuar na nova
ferrovia dará prioridade aos dispensados, se houver.
Essas reuniões, que foram motivadas pela
paralisação dos baianos, teve intuito de conter o ¨efeito cascata¨nas
paralisações e protestos.
A ferrovia tradicional é insustentável em mercados de carga geral. O paradoxo da ferrovia de carga geral ainda está presente: operar com os melhores materiais mas produz o pior serviço do mercado. Automação ferroviária será a auternativa. MOOC P&D Ltda.
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