sexta-feira, 19 de julho de 2013

FCA conteve manifestações em massa de seus funcionários após greve em Alagoinhas, BA


Funcionários temem demissão após publicação de resolução da ANTT.
A resolução 4131 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi publicada no D.O.U no dia 04 de julho e no dia 11 do mesmo mês os funcionários da empresa Ferrovia Centro-Atlantica, em Alagoinhas, cidade localizada a 108 km de Salvador, em ação de protesto, pararam por mais de duas horas os trabalhos na Oficina Arlindo Luz, área de manutenção de vagões.
O motivo da manifestação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe (SINDIFERRO) foi em represália  ao fechamento das linhas férreas que foi autorizado pela ANTT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. 
A determinação deve provocar uma demissão em massa de cerca de 1.500 trabalhadores, contabilizando os diretos e os terceirizados segundo Paulino Moura, Coordenador Geral do sindicato baiano.
A empresa FCA, que é controlada pela mineradora VALE, tem contrato assinado para operar nos trechos até 2026, mas foi autorizada a desativar e devolver ao poder público 13 trechos ferroviários que explora nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os sindicatos ferroviários atingidos deveriam, mas nem todos estão efetivamente, promover de forma imediata ações no campo político, jurídico e técnico no sentido de preservar os postos de trabalho, considerando, que, na resolução, a ANTT, em nenhum momento, faz referência aos trabalhadores.
Sabe se, por informações de bastidores, que a VALE fez entendimentos com o governo federal de não fazer dispensas desses funcionários até as eleições do ano que vem, e a probabilidade de dispensa em massa após as urnas são imensas, mas negadas pela FCA.
Após o anuncio da Resolução 4131 da ANTT a FCA fez reunião com o diretor regional em Montes Claros do Sindicato do0s Ferroviários de Belo Horizonte e Região, que funciona anexo a empresa com frente para a Avenida Melo Viana, centro, onde afirmaram para sindicalistas que as despensas serão mínimas e somente depois que a empresa parar om transporte de cargas, e prometeu que em caso de ganhar concessão para atuar na nova ferrovia dará prioridade aos dispensados, se houver.
Essas reuniões, que foram motivadas pela paralisação dos baianos, teve intuito de conter o ¨efeito cascata¨nas paralisações e protestos.

Um comentário:

  1. A ferrovia tradicional é insustentável em mercados de carga geral. O paradoxo da ferrovia de carga geral ainda está presente: operar com os melhores materiais mas produz o pior serviço do mercado. Automação ferroviária será a auternativa. MOOC P&D Ltda.

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