terça-feira, 24 de setembro de 2013

Trens regionais em pauta


Revista Ferroviária 24/09/2013
Os trens regionais estão nos planos de revitalização de ferrovias do Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com base em experiências internacionais, avaliou que os trens regionais podem trazer grande desenvolvimento.
A partir dessa análise, o BNDES e o Ministério dos Transportes estão providenciando os estudos de viabilidade técnica e econômica de utilização de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.
As análises feitas colherão subsídios e informações para o aprimoramento dos trechos de ferrovias de cargas já existentes para o transporte de passageiros em trens de média velocidade.
“Ao serem concluídos, os estudos são apresentados em audiências públicas regionais e entregues aos governantes para que os mesmos possam decidir a melhor forma de implantá-los e as ações necessárias entre as diversas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e Agências competentes”, explicou o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.
Dentro do Plano de Revitalização das Ferrovias está o “Projeto Trens Regionais”. Reativado a partir dos estudos originais desenvolvidos pelo BNDES na década de 1990, foram pré-selecionados 14 trechos para a elaboração dos respectivos estudos de viabilidade técnica, econômica, social, ambiental e jurídico-legal para a implantação de trens para o transporte de passageiros de forma regular.
Os trechos inicialmente selecionados para desenvolvimento dos estudos de viabilidade foram:
Estado   
Trecho
Quilometragem
SE
São Cristóvão - Aracajú - Laranjeiras
40 km
PR
Londrina - Maringá
122 km
RS
Bento Gonçalves - Caxias do Sul
65 km
PE
Recife - Caruaru
139 km
RJ
Campos - Macaé
94 km
MG
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete
149 km
SC
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul
146 km
RS
Pelotas - Rio Grande
52 km
SP
Campinas - Araraquara
192 km
RJ
Santa Cruz - Mangaratiba
49 km
MG
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba
217 km
SP
São Paulo - Itapetininga
199 km
BA
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas
238 km
MA/PI
Codó – Teresina - Altos
205 km

3 comentários:

  1. O engraçado e que tem que se fazer estudos de viabilidade para devolver o que ja era existente.Ou seja, no devolver o que nos foi usurpado!
    Ok, que venha sem demora!

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  2. Quanto ao trem regional em Sergipe, eu quero ver essa ressurreição q morreu na metade dos anos 70, nem q seja pelo menos VLT (veículo leve de trilho) ou trem turístico, ligando Aracaju a Rita Cacete e, ou mesmo Aracaju a Laranjeiras e até mesmo, uma esticada de trilhos, seus 2 km a mais, chega a Riachuelo. Eu mesmo minha andança foi sempre nos trilhos como foi dos anos 70 p,ra traz. Vamos torcer p,ra esta ressureição assassinada pelo asfalto. O asfalto a mim é opção forçada.

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  3. Quanto aqui em Sergipe, vamos torcer p,ra essa ressureição do trem regional, ligando Aracaju a Rita Cacete, via São Cristóvão e Aracaju a Laranjeiras e se der uma esticadinha a mais de seus 2 km chega a Riachuelo, pois eu mesmo minhas andanças foi sempre pelos trilhos da metade dos anos 70 p,ra traz e com o advento do asfalto q assassinou o trem regional, até eu mesmo tive q optar pelo asfalto como uma alternativa forçada

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