sábado, 4 de abril de 2015

Seria um ônibus ou um trem? É ambos!




O que você ganha quando você cruza um ônibus com um trem? Um veículo de modo duplo que tem a versatilidade de um ônibus, a velocidade do metro ligeiro e economia de combustível muito melhor do que qualquer um.
A Hino Motors, subsidiária da Toyota, assinou contrato com o Japan Rail Hokkaido para desenvolver veículos que transportam 25 pessoas e supostamente queimam um quarto da quantidade de diesel que gastaria os ônibus convencionais. Japan Rail começou a testar os veículos poderá ser o veículo de transporte de massa do futuro há mais de um ano. A Toyota deve acelerar o desenvolvimento e comercialização, já que o resultado está sendo satisfatório.
Os veículos usam um corpo microônibus Toyota e eixos construídos por Hino. As duas empresas vão ajudar Japan Rail refinar a tecnologia e aumentar a capacidade de passageiros com um olho para a produção comercial.
Equipados com GPS e quatro pneus de borracha para uso em estradas e quatro rodas de aço para os trilhos, os rodotrens levam menos de 15 segundos para ir da rodovia para a ferrovia e de volta. É como um ônibus na estrada, e um sistema hidráulico levanta os pneus e abaixa rodas de aço, e assim o motorista conduz o veículo sobre os trilhos.
Segundo o porta-voz da empresa, Kenichiro Baba, a combinação da versatilidade de um ônibus com a velocidade de um trem permitiu Japan Rail adequar às rotas e serviços na medida para as comunidades em que atua. "Nossa contribuição é mais um passo em direção a um uso mais prático do veículo de modo dual", diz Baba.
Veículos de modo duplo seria uma grande adição a infra-estrutura de transporte de massa da América Latina. Faria o trânsito ferroviário viável nessas áreas que não têm a densidade populacional para suportar um trem de passageiros com grande quantidade de estações, fazendo o transporte de massa a opção mais viável para rodotrens. Poderia simplesmente pegar passageiros num ponto de ônibus no bairro, em seguida os trilhos para o seu destino.

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