O que você ganha quando você
cruza um ônibus com um trem? Um veículo de modo duplo que tem a versatilidade
de um ônibus, a velocidade do metro ligeiro e economia de combustível muito
melhor do que qualquer um.
A Hino Motors, subsidiária da
Toyota, assinou contrato com o Japan Rail Hokkaido para desenvolver veículos
que transportam 25 pessoas e supostamente queimam um quarto da quantidade de
diesel que gastaria os ônibus convencionais. Japan Rail começou a testar os veículos
poderá ser o veículo de transporte de massa do futuro há mais de um ano. A
Toyota deve acelerar o desenvolvimento e comercialização, já que o resultado
está sendo satisfatório.
Os veículos usam um corpo
microônibus Toyota e eixos construídos por Hino. As duas empresas vão ajudar
Japan Rail refinar a tecnologia e aumentar a capacidade de passageiros com um
olho para a produção comercial.
Equipados com GPS e quatro pneus
de borracha para uso em estradas e quatro rodas de aço para os trilhos, os
rodotrens levam menos de 15 segundos para ir da rodovia para a ferrovia e de
volta. É como um ônibus na estrada, e um sistema hidráulico levanta os pneus e
abaixa rodas de aço, e assim o motorista conduz o veículo sobre os trilhos.
Segundo o porta-voz da empresa,
Kenichiro Baba, a combinação da versatilidade de um ônibus com a velocidade de
um trem permitiu Japan Rail adequar às rotas e serviços na medida para as comunidades
em que atua. "Nossa contribuição é mais um passo em direção a um uso mais prático
do veículo de modo dual", diz Baba.
Veículos
de modo duplo seria uma grande adição a infra-estrutura de transporte de massa
da América Latina. Faria o trânsito ferroviário viável nessas áreas que não têm
a densidade populacional para suportar um trem de passageiros com grande
quantidade de estações, fazendo o transporte de massa a opção mais viável para rodotrens.
Poderia simplesmente pegar passageiros num ponto de ônibus no bairro, em seguida
os trilhos para o seu destino.
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