Trem com capacidade para 200 passageiros transportará
estudantes.
Será testado, a partir da próxima segunda-feira, o transporte
ferroviário para levar estudantes de Içara até as universidades de Criciúma. O
trem, com cinco vagões e capacidade para 40 passageiros em cada, totalizando
200 lugares, funcionará por duas semanas, de segunda-feira a sexta-feira, até o
fim deste mês.
O trajeto de dez quilômetros deverá ser percorrido em cerca
de 35 minutos, com o trem trafegando em uma velocidade média de 30 km/h. O
embarque dos estudantes acontecerá nas proximidades da rodoviária de Içara e o
desembarque em uma plataforma ao lado da Satc.
Ampliação do transporte ferroviário
A ferrovia que liga Içara a Criciúma trabalha com transporte de cargas. Com isso, de acordo com a assessoria da Ferrovia Tereza Cristina, é necessário autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para poder transportar passageiros e será realizado em cinco vagões com capacidade para 40 passageiros cada um. Conforme o técnico em Segurança do Trabalho da FTC, Felipe Ronsani Martins, a empresa tomou todo cuidado na segurança dos passageiros. “Todos os cuidados necessários foram tomados, como a vistoria nos vagões e limpeza para uma viagem segura”.
“Definida a implementação, será necessária a construção de duas plataformas com abrigo, viabilizadas por cada prefeitura e uma intervenção com a construção de um túnel entre a Avenida Centenário”, explica Benony Schmitz Filho, diretor da Ferrovia Tereza Cristina.
Neste projeto experimental, a saída em Içara acontecerá por volta das 18h10min e o retorno depois das 22h15min, com horário ainda a ser definido. Neste primeiro momento, o transporte será exclusivo para estudantes, mas a intenção é expandir o projeto para o transporte de passageiros.
Ampliação do transporte ferroviário
A ferrovia que liga Içara a Criciúma trabalha com transporte de cargas. Com isso, de acordo com a assessoria da Ferrovia Tereza Cristina, é necessário autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para poder transportar passageiros e será realizado em cinco vagões com capacidade para 40 passageiros cada um. Conforme o técnico em Segurança do Trabalho da FTC, Felipe Ronsani Martins, a empresa tomou todo cuidado na segurança dos passageiros. “Todos os cuidados necessários foram tomados, como a vistoria nos vagões e limpeza para uma viagem segura”.
“Definida a implementação, será necessária a construção de duas plataformas com abrigo, viabilizadas por cada prefeitura e uma intervenção com a construção de um túnel entre a Avenida Centenário”, explica Benony Schmitz Filho, diretor da Ferrovia Tereza Cristina.
Neste projeto experimental, a saída em Içara acontecerá por volta das 18h10min e o retorno depois das 22h15min, com horário ainda a ser definido. Neste primeiro momento, o transporte será exclusivo para estudantes, mas a intenção é expandir o projeto para o transporte de passageiros.
“A ideia é chamar a atenção do Governo Federal,
principalmente da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para permitir
a concessão do transporte de passageiros. Porque não faz sentido nós ficarmos
estrangulados na SC-445, tendo essa ferrovia para ligar Içara a Criciúma. Ela
fica em um ponto estratégico, é de fácil acesso aos passageiros nos dois
municípios”, ressalta o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.
Saiba mais sobre a Ferrovia Tereza Cristina S.A. (FTC)
É uma empresa concessionária de ferrovias, situada no estado de Santa Catarina.
A empresa opera a via desde 1º de fevereiro de 1997, antiga Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. Esta via foi projetada para o transporte de carvão mineral entre a então localidade de Lauro Müller e o porto de Imbituba. É o menor corredor ferroviário brasileiro. Sua linha é isolada, não sendo interligada ao restante da malha nacional, com apenas 164 quilômetros de extensão. Serve para abastecimento da Usina Termelétrica Jorge Lacerda na época da Eletrosul passando depois para a Tractebel Energia. Foi nomeada em homenagem à última imperatriz do Brasil D. Tereza Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, esposa de Dom Pedro II.
A empresa arrendou a via EF-488 em leilão realizado em 1996 por R$ 18.510.000,00 para um período de 30 anos. A via era operada até então pela Superintendência Regional 9 da Rede Ferroviária Federal, sediada em Tubarão (SC).
Saiba mais sobre a Ferrovia Tereza Cristina S.A. (FTC)
É uma empresa concessionária de ferrovias, situada no estado de Santa Catarina.
A empresa opera a via desde 1º de fevereiro de 1997, antiga Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. Esta via foi projetada para o transporte de carvão mineral entre a então localidade de Lauro Müller e o porto de Imbituba. É o menor corredor ferroviário brasileiro. Sua linha é isolada, não sendo interligada ao restante da malha nacional, com apenas 164 quilômetros de extensão. Serve para abastecimento da Usina Termelétrica Jorge Lacerda na época da Eletrosul passando depois para a Tractebel Energia. Foi nomeada em homenagem à última imperatriz do Brasil D. Tereza Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, esposa de Dom Pedro II.
A empresa arrendou a via EF-488 em leilão realizado em 1996 por R$ 18.510.000,00 para um período de 30 anos. A via era operada até então pela Superintendência Regional 9 da Rede Ferroviária Federal, sediada em Tubarão (SC).
No inicio do ano alunos de Icara foram levados até o Porto de Tubarão no mesmo trem que os transportará até a Criciuma na semana que vem.
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