13/05/2013 - Olhar Copa
Em agosto deste ano chegam a Mato Grosso as
primeiras composições do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), sistema escolhido
como o modal do transporte coletivo da capital mato-grossense para a Copa do
Mundo e considerado como um dos mais modernos do mundo. Os dois primeiros trens
fabricados para rodar em Cuiabá e Várzea Grande já estão prontos e iniciaram a
fase de testes na cidade de Zaragoza, na Espanha. A revelação foi feita pelo
gerente do Consórcio VLT Cuiabá-VG, Fernando Orsini em entrevista exclusiva ao
site Olhar Copa. Ele adiantou que ainda este mês essas composições serão
despachadas e devem chegar a Mato Grosso em agosto, após o trâmite natural de
três meses com a exportação. O Governo do Estado, através da Secopa divulgou a
imagem do primeiro VLT em testes nesta segunda-feira (13).
Segundo Orsini, os dois primeiros carros já
estão montados com sete vagões cada. Finalizados na semana passada, esses trens
passarão por todos os testes obrigatórios em trilhos apropriados para rodagem
sob pressão e velocidade máxima. Um dos carros já está passando por esses
testes e deve receber o aval para exportação em breve, se não apresentar
qualquer problema.
A Secretaria Extraordinária da Copa
(Secopa) informou que no mês de agosto devem chegar os dois primeiros carros
que hoje se encontram em testes. A partir daí, a fábrica deverá respeitar um
cronograma de entrega mensal com envio de composições a cada 30 dias, de acordo
com contrato firmado junto ao Governo do Estado de Mato Grosso. Os últimos
carros saem da Espanha em janeiro e devem chegar a Cuiabá em março. A exemplo
dos vagões, os trilhos também seguem na fase de fabricação e a primeira remessa
deve chegar em agosto junto com os primeiros VLT’s.
Na visita que fez recentemente à Espanha, o
engenheiro da Secopa, Felipe Nascimento conheceu a fábrica e constatou a
fabricação dos primeiros carros. Segundo o engenheiro, a fabricação dos trucks,
caixas e até a fase de acabamento estão com parte do cronograma adiantado. No
mês passado, ele fez uma apresentação à imprensa das imagens registradas em
Zaragoza, na fábrica dos trens. O engenheiro informou que ainda em abril oito
conjuntos já tiveram carcaça concluída e instalação das cabines em cima do
primeiro chassi.
“E podemos afirmar hoje, seguramente,
que a fabricação das composições do VLT que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande
estão rigorosamente dentro do prazo e até com uma ligeira folga no cronograma.
Não temos qualquer dúvida de que em agosto estes primeiros carros estarão sendo
apresentados à imprensa e à sociedade cuiabana”, afirmou o gerente do consórcio
VLT, Fernando Orsini, que vai além: “Também as obras de implantação do sistema
estão dentro do seu cronograma para serem entregues dentro do prazo que é março
de 2014. Até aqui, tudo anda conforme a planilha estabelecida e não há qualquer
atraso”.
O chefe do Consórcio informou que as obras
do VLT segue em várias frentes com trabalhos em trincheira (rotatória do Zero
Km) e viadutos (UFMT, Sefaz e ferroviário da MT-040) e ainda na abertura dos
trabalhos de remoção dos canteiros para a instalação de trilhos que tiveram
início em Várzea Grande, há alguns dias. Os trechos da avenida João Ponce (em
frente ao aeroporto) e avenida da FEB, recebem tratamento em canteiros para a
instalação da via permanente. A avenida Prainha, em Cuiabá, já passou pelo
trabalho de recuperação arqueológica e também deve ser interditada parcialmente
nas próximas semanas para o trabalho de reforço do canal.
Assim como o gerente do consórcio VLT, o
secretário da Secopa, Maurício Guimarães mostra confiança na conclusão do novo
modal em março de 2014. “O ritmo dos trabalhos está de acordo com previsto e
não tenho dúvida de que o sistema será entregue dentro do prazo e cumprindo a
Matriz de Responsabilidade da Fifa. As frentes de trabalho serão ampliadas e
essas obras terão maior celeridade a partir de agora com o fim do período das
chuvas”, disse o secretário que, no entanto, previu mais transtornos quando as
obras atingirem a região central. “Não diria que a cidade vai parar, mas que
vamos estar com o nosso dia a dia mais impactado”, avisou.
A preparação dos canteiros para a
instalação dos trilhos chega a Cuiabá nos próximos dias. Neste final de semana
teve início o trabalho de logística e preparação de vias para as obras na
avenida XV de Novembro. Ainda este mês, haverá interdição parcial de uma faixa
central da via para a instalação da via permanente. A avenida permanecerá
liberada ao trânsito, porém com apenas duas faixas de rolamento em cada lado.
Uma equipe técnica da SMTU (Secretaria Municipal de Transporte Urbano) já está
preparando a nova sinalização do local e trabalhando na elaboração de novas
rotas.
Mais
sobre o VLT cuiabano
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e
Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas
Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente Coronel Duarte
(Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais
de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros
entre um ponto e outro.
Na execução das obras, o consórcio será
responsável pela edificação de obras de arte especial. Ao longo dos 22,2 kms de
trajeto do VLT, serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três
pontes.
Eixo
Aeroporto-CPA
Com 15 Km de extensão, o trajeto
CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que
terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de
transbordo, quatro trincheiras (KM Zero, Avenida da FEB- Cristo Rei, Trigo
Loureiro, Rua Luis Felipe, dois viadutos (elevado ferroviário no aeroporto
Marechal Rondon e próximo à Sefaz, na região do CPA) e uma ponte sobre o rio
Cuiabá. Nesse eixo será feito também a reestruturação do canal da Prainha, na
região central de Cuiabá.
Eixo
Coxipó - Centro
O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de
extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três
viadutos (MT 040, avenida Beira Rio e um no trevo da UFMT) e duas pontes sobre
o rio Coxipó. Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário,
ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O
projeto prevê também que todos os critérios de acessibilidade na execução das
obras e na implantação das obras. O sistema de bilhetagem deverá ser compatível
e integrado aos sistemas de arrecadação utilizados nos transportes públicos de
Cuiabá e Várzea Grande, hoje em operação em seus ônibus (bilhetes, cartões,
máquinas de venda e validadores).
Nenhum comentário:
Postar um comentário