O projeto do governo visa somente o transporte de cargas, diminuindo o
numero de caminhões e carretas nas estradas, e interligara o centro do país ao
porto do Rio de Janeiro.
A obra, cuja extensão é de 1706 km e cruza três
estado e o distrito federal, passando por 55 municípios, integra o Programa de
Investimento em Logística (PIL), lançado pelo governo federal em agosto do ano
passado. Além da linha férrea, também serão construídos equipamentos como
pontes, viadutos e túneis, que totalizam 35 km.
De acordo com a ANTT serão investidos 91 bilhões de
reais no plano, que prevê a construção de 12 mil quilômetros de ferrovias, o
que, na região, vai impactar diretamente na economia local.
Em Minas Gerais, passará pelos municípios de
Cabeceira Grande, Unaí, Natalândia, Dom Bosco, Brasilândia de Minas, João
Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Augusto de Lima,
Corinto, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Jequitibá,
Funilândia, Prudente Morais Matozinhos, Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Nova
União, Bom Jesus do Amparo, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de
Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Alvinópolis, Mariana, Barra Longa, Acaiaca,
Ponte Nova, Guaraciaba, Porto Firme, Viçosa,
Cajurí, Coimbra, São Geraldo,
Ervália, Guiricema, São
Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Muriaé e Patrocínio do Muriaé.
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